Dominação Ocidental sobre Africa
O colonialismo em África foi um atraso no desenvolvimento do continente negro, sobre tudo quando se trata do Reino do Kongo, as provas são evidentes. Não é errado dizer que um dos objectivos principais dos europeus para com a África era e continua ser; à dominação do povo africano, explorando-o e acabar com existência da sua cultura [perder a identidade africana]. Estamos perante um óbvio onde não há argumento para provar o contrório.
Vendo a África de hoje, estima-se que o pior ai de vir se não mudarmos esta marcha. Cabe aos africanos a responsabilidade de travar esta dominação, traçar caminhos próprios para seu desenvolvimento. O homem africano deve mudar a forma como se aproxima com o ocidente, mesmo em termo de cooperação, é preciso definir critérios equilibrados que permitem ambas parte ganhar e não apenas favorecer um lado em detrimento do outro, o que sempre tem acontecido.
Os ocidentais têm os seus propósitos sobre a áfrica, assim vão continuar, criando cada vez mais condições estratégicas para explorar o continente negro. Não há vontade política nem social para ver o continente africano desenvolver e caminhar por si mesmo. Como sempre, a estratégia passa por fomentar guerras onde eles (os ocidentais) têm interesses de forma a tornar impossível, o controlo do governo local sobre as áreas em guerras, permitindo a fácil exploração (ilegal) dos recoursos locais. Outra forma para além das guerras injustas e não justificadas é o velho costume, a corrupção dos dirigentes africanos que são obrigados a fechar os olhos em troca das suas seguranças, salva guarda dos seus posses no occidente, assim com a própria manutenção dos seus poderes, sacrificando os seus povos para agradar os seus patrões [nova forma de colonizar o africano], tornandos reféns e servindo (em muitos casos) de marionetas ocidentais.
Infelizmente essa é a triste verdade da dominação do homem branco sobre o negro africano. Até quando é que a africa vai abrir os olhos?
Origem/Autor: cPM – Patricio Mamona Chief Feature Writer