Sobre a Plataforma
Sobre a Plataforma
Introdução Sobre a Plataforma
É bom de ver que existem dicas e documentos sobre a aprendizagem da língua Kikongo, algo que gostaríamos de ver continuar para cobrir o vazio verificado na busca de informação relacionada com o Reino do Kongo e Kikongo, o que foi o maior reinado que uma vez existiu em África.
A Plataforma Kia Kongo, é um projecto inovador que se identifica como ‘Jump start’ da cultura Kongo e que se adapta com a realidade actual. Ele é um ponto de partida para uma nova descolagem na conservação da identidade dos bakongo. O tempo é de agir porque entendemos que a língua kikongo esta em perigo.
“A língua Kikongo tem o mesmo risco à do piolho no cabelo de um doente, por ela ter como assento de sobrevivência, os mais velhos; as bibliotécas da língua e tradições kongo. assento, os nossos mais velhos; as bibliotécas da língua e tradições kongo. cPM – Patricio Mamona“
Porque pensarmos e agimos, esta nova ferramenta é desenha de forma a contribuir eficazmente para puder, entre muitos objectivos:
- Promover e valorizar a língua Kikongo que em parte vem sofrendo uma morte lenta devido a falta de documentação e outros recursos que em minha opinião, facilitariam o uso da própria língua sobre tudo em tempo das novas tecnologias e globalização.
- Incentivar muitos e dar lhes o interesses não só em aprender kikongo, mas sim encorajar muitos outros para o uso do mesmo, o Kikongo.
Contrariamente o que acontece em muitas outras línguas africanas, Kikongo não e visto como sendo uma língua de rua(1), o que é lamentável.
Dificudades e desafios
A plataforma da língua Kikongo é um desafio para todo povo kongo e não so. Junto podemos recuperar o que foi perdido ao longo do tempo, criando novas condições para a sua sobrevivência e sua duvulgação para além fronteiras. Este desafío deve ser encarado como um dever nacional, pois trata se da salva-guarda de um património nacional que é a língua Kikongo. Um dever patriótico na defesa de uma cultura com grande valor histórico, mas desvalorizado por falta da sua aplicação ou negligência (se assim me permitir dizer) dos próprios filhos das terras kongo.
Cada mukongo de Angola é chamado para cooperar, juntar-se connosco para defendermos a nossa identidade, como dissemos em Kikongo “Nludi nzo ka unatanga muntu mosi ko(2)“.
Por outro lado, cada um de nos tem uma pedra a pousar para erguer este novo edifício da língua kikongo. Assim dissemos “kinzu kia mate, nua ye nua(3)“.
(1) Línguas de rua são todas línguas faladas publicamente (a vontade), sem preconceitos ou vergona, mesmo nas grandes cidades, mesmo em paises estrangeiros das línguas em causa.
(2) O teto da casa nunca é levandado por uma pessoa só.
(3) Uma boca não pode encher a panele de saliva.
Objetivo e Plano de acção sobre a plataforma
O objectivo principal deste projecto consiste em preparar condições para projectar a língua Kikongo no mundo, tanto académico como secular e adota-la com instrumentos linguísticos exigidos para os desafios do uso da mesma no mundo das novas tecnologias.
A revolução tecnológicas assim como a globalização não deixa de lado a necessidade de reforçar o interesse do usa da nossa língua sobe pena de antecipar a sua morte. Alias, a muito tempo que se nota a morta lente de muitas línguas nacionais nas cidades urbanizadas (grandes cidades).
Esta claro que em grandes batalhas vencedores são aqueles que têm estratégias, capacidades de ataque assim como da defesa. Sendo língua a denominador comum numa cultura, e ela, a língua o representante da cultura e identidade do povo pertencente a esta língua. O nosso caso e Kikongo!
A rapidez com que o mundo vai evoluindo com a injecção sistemática do uso das novas tecnologias de informação para o nosso bem viver, a forma com que nos comunicamos (caso de meios de comunicação do tempo moderno: telemóveis assim com as redes sociais), está na base de risco que muitas línguas nacionais correm por ser cada vez mais desafastado do seu uso.
A geração de mais velhos que em parte são as nossas bibliotecas, vão desaparecendo com os livros encaixado dentro deles como uma biblioteca queimado cujo livros se transforma em cinza. Assim e a nossa realidade, assim foi baseada a nossa histeria.
Mas, podemos reverter a situação para que as gerações vindouras possam ter novos oportunidades de apreciar a nossa língua e continuar a reverenciar a nossa cultura. O trabalho tem que ser feito e todos devem ser participantes, só assim conseguiremos encurtar o tempo visto que tudo está andar muito rápido, também devemos agir com rapidez.
Neste contexto, os nossos objectivos são de ordem:
- Imediata.
Nesta fase do projeto, pensamos responder imediatamente as necessidades básicas da comunidade na aprendizagem do Kikongo (elaborar de curos intensivos). Com isso, pensamos estagna a hemorragia que sofre a linguá kikongo que parece ser um caso perdido, revivendo as esperanças de que ainda ha tempo para salvar o kikongo e encorajando e chamando a atenção da comunidade nesta luta de salvaguardar as linguás nacionais. - Curto Prazo.
Uma vez a esperança e restaurada, será o sinal de que coisas vão melhorar, como tal sera preciso:a) continuar criar condições.
b) disponibilizar mais meios para o ensino e aprendisagem de kikongo.
c) dar oportunidades a todos para ensinar e aprender kikongo. - Medio Prazo.
Pensamos nesta fase ter mais ligações com outras plataformas ou outras linguás nacionais para intercâmbio e troca de experiencia. Kia kongo quer se definir como ponto de ligação entre muitas outras linguás (nacionais ou não nacionais), permitindo enter-agir entre outras linguás nacionais, como exemplo; Kikongo – Kimbundu e Kikongo – Umbundu. - Longo Prazo.
Consolidar a informação nesta plataforma e tornar-la uma referencia internacional. Continuar modernizar-la e adotar-la de mecanismos que visam ajudar a promoção, ensino e inovação da língua kikongo. Tornar-la um verdadeiro Hub da língua kikongo.
Tu kala ndonga tu zitisa ndinga eto Kikongo mpasi vo, ki nkulu kieto ki zingila ye kizayaka mu nza ya mvimba. – cPM – Patricio Mamona
Durabilidade e Cíclo acção
Este projeto é de círclo contínua que tem como ponto do início, a participação voluntária do nosso público. Como tal, o nosso plano de acção consistem em seguinte:
- Recolha e Gestão de dados
– Todos aqueles que querem contribuir para o sucesso desta plataforma são chamados em participar de forma ilimitada para criar a base de dados dos trabalhos da plataforma de Kikongo de Angola. - Correcção e Ratificação
– Nesta faz será feita a correção e confirmação da informação obtida. Mais uma vez será necessário voluntários com mais conhecimento ou domínio da língua Kikongo para esta responsabilidade. A ratificação ou confirmação terá em conta diversas opiniões recolhidas na discussão pública feita através a área de comentário.- A plataforma aceita a inscriçoes de voluntários que servirão de Membros Correctores.
- O resultado da correção dará lugar a um novo ciclo de dados para fase seguinte do projecto.
- Armazenamento de dados
Uma vez corrigida e ratificada, a informação recolhida é considerada segura para ser usada na fase seguinte do projecto, enquanto continue disponível para uso público na decorrente fase via Forum Nzila Kongo. (Ver anexos sobre o Arquivo Plataforma Nzila kongo).
Participantes e Grupos de trabalhos
Todos estão convidados em fazer parte do grupo de trabalho deste projecto. Acreditamos que ele tem pernas para andar e a comunidade tem capacidade de fazer muito mais para atingirmos os objectivos traçados em tempo record.
Por favor, caso precisar mais informações sobre a plataforma ou qualquer assunto relacionado com esta Kia Kongo, não hesite em contactar os nossos servicos.
Não há tempo limite para vermos os resultados finais do projeto, pois cada entrada de dados e tratado de acordo da arquitectura do projecto cujo resultado será encaminhado para o nível seguinte no arquivo final de recolha.
Tudo dependerá da ajuda recebida na primeira faz de recolha de informação, só desta forma poderemos dar uma ideia do que vai acontecer logo a seguir.
Estamos convictos de que muitos vão aderir o projecto e uma vez acreditamos na capacidade do povo kongo, não só a nível da sabedoria ou intelectual, assim como a nível organizativa e realisativa.
O orgulho de ver Kongo dia ntotila emergir nesta época das novas tecnologias, não deixa sombre de dúvidas que juntos venceremos esta batalha só assim
Colocaremos a nossa língua Kikongo no mesmo comboio onde as outras línguas estão viajando, só desta forma voltaremos a dar o valor que a nossa cultura kongo começou a perder ao longo do tempo.
Daremos o gosto de usar a nossa língua como forma de comunicação nas redes sócias e não só.
Necessidades e Apoio
Como é óbvio, este é um projeto de carácter técnico-científico que requer recursos técnicos, financeiros, assim como aconselhamento científico. Como tal é necessário o envolvimento de pessoas para responder às necessidades emergentes ao longo da sua execução. Assim sendo, qualquer colaboração ou outro tipo de apoio neste sentido, será bem vindo.
Na mesma ordem de idea, para levarmos a cabo o projeto ora lançado, consideramos a título voluntario:
- Web Design with HTML, CSS, JavaScript and jQuery
- Moderadores (*)
- Correctores e Rectificadores (*)
- Professores de línguas.
Você fala Kimbundu ou Umbundu e pode traduzir uma palavra em Português para uma das línguas atrás mencionadas? Então os bakongo precisam da sua colaboração. Ajude construir pontes entre as línguas nacionais aqui no Kia Kongo!