Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filtrar por categorias
Adjectivo
Aplicativos
Aprender Kikongo
As tradicoes Bakongo
Casamento bakongo
Classe de palavras
Conheça o povo bakongo
Conselho e motivação
Contos e Lendas em Kikongo
Crenças Religiosas
Curso Completo - Generalizado
Dicas do Editor
Erros de Kikongo
Escrita do Kikongo
Frases chaves
Frases em Kikongo
General Posts Kia Kongo
Geografia kikongo
Gramatica
Historia do Kikongo
Historia Reino Kongo
Jogos Construcao
Kikongo Corrigido
Kikongo Diálogo
Kikongo Exercicios
Kikongo Intensivo
Kikongo Lição
Lexico
Lexikongo Classe - a
Lexikongo Classe ba
Lingua Kikongo
Livre Expressão
Mito ou Facto
Nome genérico kikongo
Nomes Kikongo Importa
Nota Editorial
Nóvas Palavras
Observações
Origem da Palavra
Palavra semelhante
Passa Tempo
Piadinhas e Risos
Post Info
Principais Perguntas
Provérbio de Encorajamento
Provérbio Duvidoso
Provérbio Novo
Provérbio Social
Provérbios bakongo
Provérbios em kikongo
Provérbios na vida religiosa
Relacionado com governação
Revisão Lição
Simplesmente Curioso
Sinais de trânsito em Kikongo
Substantivo
Tradutoras
Uncategorized
Verbo
Voce sabia que

Gramática Simplificada do Kikongo

Intrudução


As necessidades dos tempos modernos e o desejo demonstrado pelos jovens Bakongo confirmam o vazio informacional que existe no universo Kikongo. Sendo este um fator negativo na conservação e manutenção da língua kikongo, e tempo de criar novos mecanismos para revitalizar a sua existência. A experiência actual mostra que não apenas ter vontade de aprender, mas sim,  muito além disso, existe o que chamamos de recursos de aprendizagem; um elemento chave na concretização do desejo de aprender.

Muitos fatores foram apontados para justificar esse vazio, mas mesmo assim, pouco foi feito para cobri-lo. A necessidade continua e aumenta cada vez mais que o mundo se abre. Num mundo moderno e globalizado, pouco foi oferecido como sendo uma solução viável. As opiniões divergem quando se aborda esse assunto, sabendo-se que o kikongo possui muitos derivados, onde cada fração de seu vasto universo tenta defender sua parte, ampliando a distância entre os dialetos que constituíam o universo da língua Kikongo. Enquanto não houver Kikongo padrão, é óbvio que esta situação permanecerá.

Numa perpectiva gramatical, o que se apresenta neste tópico é uma analise baseada no kikongo como sendo língua, obedecendo criteiros gramaticais usados na suas escritas. Emprestando o famoso slogan do mundo político angolano – “Corrigir o que está mal e melhorar o que está bem”, kikongo precisa muito mais do que isso!

A versão gramátical simplificada do Kikongo é uma pedra na construção de um Kikongo que melhor corresponde à gramática usada até agora. Ela oferece mais clareza e simplicidade na aprendizagem do kikongo, eliminda assim as divergencias foneticas deritadas das diversas formas de escritas.

A gramátical simplificada do Kikongo (GSK) é muito focalizada na sua escrita, onde se registra mais dificuldades, complicando assim a forma fonética da linguagem. O fundamento histórico da língua kikongo está claro e inegável (quanto a sua discrepância gramatical), o que não consideramos ser motivo de aceitação em todo ou negação total ou parcial do seu passado.

Classes de Palavras da Língua Kikongo


Existem 10 Classes de Palavras em Kikongo, consideradas como sendo as principais, também conhecidas como classes gramaticais consistem nos pilares da Língua Kikongo. Compreender essas classes é essencial para alunos, professores e profissionais que trabalham constantemente com as palavras. Apesar do nosso estudo focalizar nas 10 principais classes, alguns estudiosos o colocam em 11 classes, onde a Partícula concordante seja uma outra classe de palavras em Kikongo, enquando outros não consideram a existência de Artigos na língua Kikongo.

Indice de navegação

Verbo Adjetivo Substantivo Pronome Artigo
Numeral Preposição Conjunção Interjeição Advérbio

O estudo das Classes das palavras em kikongo é essencial para estudar e escrever melhor, assim como para dominar o uso da Língua Kikongo e posteriormente puder ensinar-la. Ao mesmo tempo, o mesmo ajuda conservar e unificar os dialetos existentes na língua do antigo reino do Congo.

Para entender melhor o aprendizado, recomenda-se criar listas de exercícios das 10 Classes. Além das tarefas recomendadas nos cursos promovidos pela eVova Kikongo, eles precisam ser exercitados com mais frequência. Só assim se pode adquirir profundo conhecimento e domínio de um kikongo orientado ao ensimo.

Informação pedagógica
Author Revisão
Date: 31.07.2018
Por  : Patricio Mamona
Date:
Por  :

Topico: Gramática Simplificada do Kikongo

Fornecido para você por Kia Kongo - Postes |

Actualizado em : 2018-08-07 09:12:52
Tudo sobre a cultura Kongo

Ver Posts Relacionados
[related-posts-thumbnails]
Este Artigo foi Preparado e Argumentado por:  cPM - Patricio Mamona Chief Feature Writer

Uma Iniciativa da LuambonaTV

Sidebar



error: Kia kongo, Kia ngolo, Kia ngolo Kia Angola!