Familia Bakongo
Para os bakongo, o conceito de família não é como o do mundo ocidental. A família para os bakongo é algo ampla e sagrada que abrange a família do lado materno chamado “kanda” e a família do lado paterno chamado “kise”. Por sua vez os pais também pertencem a uma kanda e a mãe a outra kanda, e esses pertenceram as kandas que lhes nasceram, dando lugar a parte dos avôs paternos e dos avôs maternos. Nesta lógica hierárquica a família bakongo e formada por três núcleos que são: kise, kanda e kinkayi.
Este tem a grande responsabilidade na vida do filho e não é forçosamente a este que seja pai biológico, mas sim porque pertence a kanda do pai.
Na família bakongo o conceito de tio paterno não existe, mesmo que seja mulher, irmã do pai, não é tia, é pai. Mas é necessário designar pai feminino (em kikongo tata nkento). Enquanto o conceito do tio se emprega para os irmãos da mãe, mas as irmãs da mãe não são tias, mas sim mães. Entre tanto e de salientar que para os bakongo, kanda, engloba todos os tios, mães e os filhos das mães. Isso e muito importante para a sucessão de poderes na hierarquia familiar.
Comments
So empty here ... leave a comment!