Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filtrar por categorias
Adjectivo
Aplicativos
Aprender Kikongo
As tradicoes Bakongo
Casamento bakongo
Classe de palavras
Conheça o povo bakongo
Conselho e motivação
Contos e Lendas em Kikongo
Crenças Religiosas
Curso Completo - Generalizado
Dicas do Editor
Erros de Kikongo
Escrita do Kikongo
Frases chaves
Frases em Kikongo
General Posts Kia Kongo
Geografia kikongo
Gramatica
Historia do Kikongo
Historia Reino Kongo
Jogos Construcao
Kikongo Corrigido
Kikongo Diálogo
Kikongo Exercicios
Kikongo Intensivo
Kikongo Lição
Lexico
Lexikongo Classe - a
Lexikongo Classe ba
Lingua Kikongo
Livre Expressão
Mito ou Facto
Nome genérico kikongo
Nomes Kikongo Importa
Nota Editorial
Nóvas Palavras
Observações
Origem da Palavra
Palavra semelhante
Passa Tempo
Piadinhas e Risos
Post Info
Principais Perguntas
Provérbio de Encorajamento
Provérbio Duvidoso
Provérbio Novo
Provérbio Social
Provérbios bakongo
Provérbios em kikongo
Provérbios na vida religiosa
Relacionado com governação
Revisão Lição
Simplesmente Curioso
Sinais de trânsito em Kikongo
Substantivo
Tradutoras
Uncategorized
Verbo
Voce sabia que

O Rio e a lagoa


Por que é que o rio andou sozinho?

O rio e a lagoa eram amigos e viviam na mesma aldeia onde nunca tinham saído vez alguma. Um dia o rio estava sozinho vendo pássaros que vinham brincando e desapareciam horas mais tarde. O rio observando os movimentos dos pássaros todos dias, alimentou-lhe a ideia de sair da aldeia para uma viagem e descobrir novos horizontes.

Um belo dia, ele (o rio) foi ter com a sua amiga lagoa e disse: Olha lagoa, que tal se nos piramos-nos daqui para uma viagem e descobrir outros horizontes?

A lagoa, não hesitou em dizer – não, não amiga, vamos com quem? fora daqui nos não sabemos nada nem sabemos caminhos, como é que vamos ir sem alguém a nossa frente, alguém que conhece o caminho? É um perigo, vamos nos perder e nem se calhar conseguiremos voltar de novo aqui na aldeia – você já imaginou tudo isso? Eu estou fora amiga!

Vencer o desespero e a dependência, caminhar para frente

Assim foi, o rio voltou  desanimado de não ter companhia da lagoa; por fim, ele decidiu fazer o caminho sozinho. Venceno o desespero e a dependência, caminhando para frente.

A torto e a direito, mas ele fez o seu caminho, ele foi. Ao longo do caminho, o rio encontrou-se com outras lagoa que juntaram-se com ele, lagoas estes deixaram se ser lagoas. O rio encontrou-se com outros rios para que tinham o mesmo objectivo (em busca da felicidade) e cada vez o rio tornava-se maior do que era no inicio da viagem. Por fim o rio foi encontrar-se com o mar que alegrou-se da sua chegada.

Foi um caminho tortuoso, muitos obstáculos, mas ele – o rio – soube contornar-los, criando novas saídas até onde ele chegou. Para trás , a lagoa que recusou a ideia desta aventura, contínua a espera de alguém que conhece o caminho para sair dali.

Moral da história

As vezes na vida precisamos de ter coragem para enfrentar novos caminhos. Tomar decisões fortes por mais difíceis que sejam, porque são elas que nos tornam mais fortes e mais independentes.

É preciso criar independência para o nosso desenvolvimento. Sim, há perigos (como em tudo), mas é preciso sermos nós a fazer algo para nós mesmos, em vez de esperar a orientação ou ajuda de terceiros.

Devemos tomar o nosso destino com nossas próprias mãos e iniciativas, se queremos ver coisas melhorar. Mudarmos o que pudemos para que essa difenrença venha a acontecer e com certeza, de consciencia, aceitar o que não podemos mudar. Mas não devemos ter o medo de fazer-lo, é preciso coragem. O medo assim como a dependência (as vezes) são obstáculos e inimigos do desenvolvimento.

Provérbios Relacionados

Origem/Autor: cPM – Patricio Mamona

[starbox]
cPM eWriter – 2017 – Tukala Ndonga, Tulonga mpe Tulongoka Kikongo

Actualizado em:2018-03-19 21:54:57
Info Provider: Kia Kongo - By cPM - PMamona

Oi, pf não esquece de deixar um like ta!

Sidebar