O Acento tônico
O Acento tônico.
Em kikongo, o acento tônico é colocado sobre a primeira sílaba do radical.
Exemples : sala, mvula, n’sumuki.
Quando o radical tem mais de 3 sílabas, um acento tónico secundário é colocado na penúltima sílaba.
Exemples : salasana, zyongololo.
O sotaque tônico, como regra, permanece na primeira sílaba do radical, apesar dos prefixos e infixes que podem precedê-lo.
Exemples : bakento, zinuni, ita kulusamunina.
Às vezes, há uma mudança no acento tônico do verbal para o prefixo. Este é o caso de alguma forma do futuro e do subjuntivo.
Exemple : yâsala.
L’ Accent Tonique.
En kikongo, l’accent tonique se place sur la premiere syllabe du radical.
Exemples : sala, mvula, n’sumuki.
Quand le radical a plus de 3 syllabes, un accent tonique sccondaire se place sur I’avant-dernière syllabe.
Exemples : salasana, zyongololo.
L’accent tonique, en règle générale, reste sur la première syllabe du radical, malgré les préfixes et infixes qui peuvent la précéder.
Exemples : bakento, zinuni, ita kulusamunina.
Parfois, il y a glissement de l’accent tonique du radical verbal vers le préfixe. C’ est le cas pour une certaine forme du futur et du subjonctif.
Exemple : yâsala.
The Tonic Accent
In kikongo, the tonic accent is placed on the first syllable of the radical.
Exemples : sala, mvula, n’sumuki.
When the radical has more than 3 syllables, a secondary tonic accent is placed on the penultimate syllable.
Exemples : salasana, zyongololo.
The tonic accent, as a rule, remains on the first syllable of the radical, despite the prefixes and infixes that can precede it.
Exemples : bakento, zinuni, ita kulusamunina.
Sometimes there is a shift in the tonic accent from the verbal to the prefix. This is the case for some form of the future and the subjunctive.
Exemple : yâsala.
Uma Iniciativa da LuambonaTV