A batalha não é outra,
ensinar kikongo!
Por ser intenção de muitos bakongo, a plataforma Kia Kongo vem juntar forças para sustentar esta nobre causa, de preservar a identidade kongo. Sim, é um desafio necessário e que entendemos fazer sentido. As realidades actuais no sector da educação, as deficiências ou faltas impostas por tais exigências, são fundamentais e de peso enorme na criação desta plataforma. Um desafio que não apenas representa a conservação da língua e cultura kongo, muito mais que isso, um desafio no ensino e aprendizagem da própria língua Kikongo.
É tempo de pensar numa nova estratégia de ensino do Kikongo, tempo de sair do tradicional sistema de passagem verbal ou transmissão oral (nwa kamba matu) de conhecimentos que passam duma geração para outra. Devemos no entanto criar formas modernas em conformidade com as realidades do mundo de hoje. Ensinar, mais pensando nos desafíos (de momento) que não podem ser ultrapassados sem adaptarmos às novas regras impostas pela vida, sobre tudo em tempo da Globalização e das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
Kia Kongo tem esta visão, agir e não continuar discutindo (apenas) ideias ou procurar consensos (num vazio de factos) em matérias que podem ser discutidos posteriormente, mais sim, passar das teorias e lamentações lamentáveis às praticas. De modo algum podemos evoluir com a língua Kikongo se ancoramos os nossos pensamentos no passado e apenas nos contentamos do trabalho feito pelos que antecederam-nos, sem criar condições para hamonizar a língua Kikongo com a nova realidade – sem intenção de desvalorizar ou minuscular o que quer que seja, alias temos todos muita estima, respeito e orgulho pelo passado kongo, dos trabalhos feitos por muitos na promoção da língua em questão, exactamente isso que queremos continuar.
Cabe a cada um no seu tempo e no seu espaço, contribuir continuamente no enriquecimento da história kongo. Não há dúvidas nenhuma, este é o nosso tempo, o nosso espaço. Com base nos fundamentos e documentação já existentes como ponto de referência, é tempo de criar novos instrumentos de ensino e aprendizagem do Kikongo.