Formação e origem de nomes bakongo
Formação e origem de nomes bakongo
Escolha de nomes na tradição kongo
Na tradição Kongo todos nomes têm significado. É muito difícil encontrar um nome tanto simples ou composto sem ter uma explicação por detrás. Para comprender facilmente o signaficado destes nomes, em primeiro lugar, o melhor é entender a formação e origem de nomes bakongo. Os significados dos nomes tem as suas origens desde inigmas à piadas, sentimentos à advertências e muito mais. Tudo pode ser expresso numa única palavra, constituindo desta forma um nome em kikongo. É exactamente nesta ordem de ideia que os nomes são escolhidos. Em alguns casos a escolha depende das circunstâncias no nascimento da criança ou apenas para homenagear alguém na família.
Formação e origem de nomes bakongo
No que diz respeito a formação dos nomes bakongo em si, existe uma matemática literária aplicada na composição de muitos nomes. Como resultado desta aplicação, o nascimento de nomes compostos. Esta classe faz uso dos nomes diretos ou nomes simples. A fusão de palavras morfologicamente distintas (incluido artigos, pronómios, adjectivos…) — com significados diferentes — deu origem a uma única palavra usada como nome ou consoante na língua kikongo. É este nome ou consoante que chamamos por palavra composta ou nome composto.
Classificação dos nomes na perspectiva dos seus significados
Até aqui encontramos duas classe fundamentais na formação e origem de nomes bakongo. A primeira classe é constituída por nomes diretos ou nomes simples. Exemplos de nomes simples: Nsimba, Nlandu, Nzinga, Mbizi, Mpimpita, Mpangi, Ngani etc. Estes são nomes derivados de palavras ou consoantes simples baseados na própria palavra e o seu significado. A outra classe é dos nomes compostos cujo origem; a fusão ordenada das palavras ou consoantes simples, com significado próprio. Exemplos de nomes compostos: Nsiamindele, Matumona, Nzonsoki, Mpangingani etc. É possível encontrar casos em que os nomes desta segunda classe serem compostos por nomes da primeira classe: ex. Mpangi-ngani, Matu-Mona etc.
Quadros classificativo de nomes bakongo – Exemplos (Por PM) |
Nota: Para completar a ideia avançada neste tópico e melhorar a escrita de kikongo, os artigos abaixo são anexos importante para tirar melhor partida da riqueza cultural existente no kikongo.
Artigos recomendados
[…] |
1 A gramatica kikongo tem como base a gramática standard latina conforme primeiras escritas do próprio kikongo pelos não bakongo
2,3 A língua kikongo não deve ser ensinada como se ensina o envagêlho, (Apocalipse 22:18,19) — ka lu komi ko, ka lu katudi ko, mena ma soneka Zua ma lu landa.
(PT) Português, (FR) Français, (GB) English – V. Verbo/Verbe/Verb
|
Topico: Formação e origem de nomes bakongo
Uma Iniciativa da LuambonaTV